LogoUnicamp

Cesar José Bonjuani Pagan

Professor da Faculdade de

Engenharia Elétrica e de

Computação da UNICAMP

Disciplinas

Solution
 

Apostilas, notas de aula, exercícios para a prova.

 

 

 
  :  
 

MaxwellIE 767 Turma A
Introdução à Teoria Eletromagnética

(Pós-Graduação em Engenharia Elétrica)

 

Bibliografia

Vários livros serão utilizados como referências neste curso, sendo que o aluno é encorajado a conhecer as diferentes opções. O leitor irá observar que há livros que contém toda a ementa, e são bons para compreender o conteúdo da disciplina e outros são bons livros de suporte, que explicam a matéria profundamente, que visam oferecer uma formação mais completa.

  1. David K. Cheng, “Field and Waves Electromagnetic”: Este é um excelente livro texto para o nosso curso, apresentando a matéria completa de nossa disciplina. O autor inicia com uma excelente revisão do cálculo e da álgebra vetorial, bem como de sistemas de coordenadas. A apresentação dos assuntos é profunda, cheia de exemplos e bons exercícios. É uma boa alternativa como livro texto.
  2. John R. Reitz, Frederick J. Milford e Robert W. Christy, “Fundamentos da Teoria Eletromagnética”: O livro inicia com uma boa revisão da álgebra e do cálculo vetorial e aprofunda-se rapidamente nos temas centrais do curso, de modo que em poucas páginas o leitor já terá tido contato com temas importantes da eletrostática. O texto possui muitos exemplos e exercícios. Muitas vezes ele se aprofunda em temas que não veremos em nosso curso, mas que são importantes para a formação de estudantes de física. É um excelente guia para estudar campos elétricos, potencial, soluções das equações de Laplace e dielétricos. Falta, no entanto, um tópico que explique o efeito Hall, que faz parte da ementa da disciplina, mas não tem problema: toda a matéria necessária para compreendê-lo está no livro.
  3. John D. Krauss, “Electromagnetics”: Trata-se de um livro com muitos de exemplos de aplicações práticas do Eletromagnetismo, abordando assuntos diversos, como problemas tecnológicos e fenômenos atmosféricos. É um livro pragmático. O autor se preocupa em resolver os problemas práticos, muitas vezes oferecendo ao estudante métodos gráficos e numéricos como alternativas para a obtenção de soluções boas o suficiente para resolver os problemas que enfrentará em sua atividade profissional. Krauss foi o responsável pelo desenvolvimento de antenas para satélites e televisores, e foi o projetista do “Big ear”, um rádio telescópio gigante instalado em Ohio. A experiência profissional do autor está impressa nas páginas deste excelente livro. Além de servir para estudar a matéria durante este curso, este é um bom livro para se ter à mão na vida profissional. Como no livro de Hayt e Buck, este livro contém praticamente toda a ementa, exceto o tópico sobre expansão em multipolos elétricos.
  4. M.N.O. Sadiku, “Elementos de Eletromagnetismo” 5ª Edição: Este livro, publicado pela Bookman em 2012 apresenta uma boa revisão do cálculo vetorial nos primeiros capítulos e é uma boa referência para quem deseja fazer uma revisão dos conceitos de eletromagnetismo.
  5. Moysés Nussenzveig, “Curso de Física Básica, vol. 3”: Um dos melhores textos para conduzir o estudante na maioria dos temas desta disciplina é o volume três da obra de Nussenzveig, composto de quatro livros. O texto é brilhante, procurando mostrar a fenomenologia da Teoria eletromagnética (“a física é uma ciência experimental”, como diz o autor) com a vantagem de o original ter sido escrito em português. O autor é um dos maiores físicos que nosso país já concebeu, premiado e reconhecido internacionalmente. Isto fica claro pela inteligência que o texto foi escrito: ele vai direto ao ponto e esclarece dúvidas que outros autores não tratam. Em uma abordagem simples e direta, conduz o aluno ao conhecimento da matéria com grande segurança. Muitas dúvidas que podem surgir na leitura de outros livros são resolvidas aqui. Entretanto, trata-se de um livro de apoio para nosso curso, uma vez que faltam tópicos sobre multipolos elétricos, sistemas de unidades e principalmente não se aprofunda no tema das soluções da equação de Laplace, assunto de importância significativa na ementa desta disciplina.
  6. Edward M. Purcell, “Curso de Física de Berkeley, volume 2, Eletromagnetismo”: Este livro dedica-se a apresentar os conceitos de física de maneira profunda e completa. Muitas das explicações dadas em sala de aula foram baseadas nas idéias deste livro. Trata-se de um livro de apoio. Utiliza o sistema de unidades CGS de Gauss.
  7. Richard P. Feynman, Robert B. Leighton and Matthew Sands, “Feynman´s Lectures on Physics”: Outros dois livros importantes são os volumes I e II do Feynman’s Lectures on Physics, ou em sua versão português, “Lições de Física”. Feynman é um dos mais brilhantes físicos do século XX, prêmio Nobel em 1965. Sua coleção, composta de três livros – o terceiro é sobre mecânica quântica – aborda os temas de maneira profunda, mostrando aspectos que os livros textos convencionais dificilmente tratam. Sua leitura exige atenção. No entanto, o aluno que conseguir compreender seu conteúdo estará à frente da média. Esta coleção é uma espécie ícone entre os textos sobre física básica. Como diz o autor no epílogo do livro: “I wanted most to give you some appreciation of the wonderful world and the physicist’s way of looking it, which, I believe, is a major part of the culture of modern times … it is even possible that you may want to join in the greatest adventure that the human mind has ever begun”.
  8. John David Jackson, “Classical Electrodynamics”: É um livro para se usar como complemento. Seu texto é dedicado à pós-graduação e a matemática utilizada é ainda desconhecida para muitos estudantes de graduação, como é próprio do estudo mais detalhado do eletromagnetismo. No entanto, a leitura do “Jackson” auxilia na compreensão de alguns temas como no método das imagens. O livro possui uma excelente explicação sobre sistemas de unidades.
  9. Yaro Burian Jr.,“Circuitos Elétricos, Magnéticos e Teoria Eletromagnética”: Este livro, escrito por um Professor Titular da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP, aborda questões que raramente são tratadas nos livros didáticos: a dura realidade de um circuito de verdade! O professor Yaro trata da teoria dos circuitos elétricos do ponto de vista da Teoria eletromagnética para explicar os fenômenos observados no dia a dia da engenharia como os efeitos dos fluxos elétricos e magnéticos em partes inesperadas do circuito, ou capacitâncias e indutâncias parasitas.
  10. Notas de aula do Professor. As notas de aula ainda não foram utilizadas o suficiente para que se estude para a prova somente por elas. Assim, recomenda-se que o uso deste texto sirva para orientar o aluno na matéria, expondo uma revisão do que foi visto em sala de aula. O aluno deve procurar os livros apresentados nesta bibliografia para acompanhar o curso e estudar para as provas.

Bom estudo a todos!

 
 
     

© Copyright FEEC/UNICAMP. All Rights Reserved.