EE641

Ementa: Caracterização de um transistor bipolar e circuito quadrador de corrente. 2. Circuito amplificador de tensão emissor comum com carga resistiva e com carga ativa. 3. Espelho de corrente e amplificador diferencial com carga ativa. 4. Amplificador operacional. 5. Proteção a curto circuito, ajuste de tensão de offset e amplificador de potência. 6. Comparador e multivibrador astável, usando o amp-op construído. 7. Oscilador ponte de Wien, usando o amp-op construído.

Programa do Laboratório

Experiência nº 0 - Aula introdutória. Nesta aula serão apresentados: a estrutura do curso, os principais equipamentos utilizados durante o curso: fonte de alimentação, gerador de função e osciloscópio digital. E finalmente, um simulador elétrico (versão estudante) é introduzido e conceitos relacionados com medidas elétricas serão descritos.

Experiência nº 1 - Nesta primeira experiência será revisto o principio de funcionamento do transistor bipolar e do amplificador operacional. Serão montados dois circuitos: um pré-amplificador de áudio com entrada estéreo com o uso de opamp e um detector de nível utilizando transistores bipolares.

Experiência nº 2 - Nesta segunda experiência será implementado um circuito equalizador de três faixas (baixos, médios e agudos) para áudio estéreo e um circuito detector de pico. Utilizaremos transistores e amplificadores operacional para esta implementação.

Experiência nº 3 - Nesta terceira experiência serão implementados um circuito retificador de meia onda com opamp e um indicador com comparadores e LED`s.

Experiência nº 4 - Nesta quarta experiência será montado um circuito compressor dinâmico de sinal. Utilizaremos transistores JFET.

Experiência nº 5 - Finalmente nesta quinta experiência serão montado um amplificador de potência (~ 150Watts rms) de dois canais e opção para saída em “brigde”.

Experiência nº 6 - Nesta experiência todo o sistema será testado com caixas acústicas e microfone de entrada e sinais de áudio.

CalendÁrio do curso

Conforme o calendário disponibilizado pela CG, os dias de aula serão:

Laboratórios Quinzenais

 

Semanas Ímpares

 

Semanas Pares

Turma U

 

Turma W

(10/03) Exp0

 

(17/03) Exp0

(24/03) Exp1

 

(31/03) Exp1

(14/04) Exp2

 

(28/04) Exp2

(05/05) Exp3

 

(12/05) Exp3

(26/05) Exp4

 

(02/06) Exp4

(09/06) Exp5

 

(16/06) Exp5

(23/06) Exp6

 

(30/06) Exp6

Critérios de avaliação

A avaliação será feita através de relatórios, a nota final será composta pela média aritimética das notas dos relatórios:

Nf = (R1+R2+R3+R4+R5+R6)/6

Caso o aluno não tenha obtido nota final igual ou superior a 5,0 e possuir frequência maior ou igual a 75%, ele estará de exame. O exame terá peso de 50% da média final e o exame consistirá na realização de um projeto a ser definido no final do curso.

A nota dos relatórios será a soma de duas notas: a nota da preparação (30%) e a nota do relatório da experiência (70%). A preparação deve ser apresentada no início de cada aula, tanto o relatório quanto a preparação são feitos em grupo e seguindo os modelos disponibilizados nesta página.

O professor poderá usar de um fator multiplicativo (de 0,5 a 1) para atribuir a nota de cada participante de um grupo, em função da participação individual na realização da experiência.

Exercícios Preparatórios, Modelos e material

Abaixo estão os links para os arquivos que contém os exercícios prepatórios, modelos de relatórios, guia de experiências e circuitos das experiências.

As simulações devem ser feitas utilizando o Pspice 9.1 versão estudante. Disponível aqui.

Experiência nº1

Experiência nº2

Experiência nº3

Experiência nº4

Experiência nº5 Não possui exercício preparatório.

Experiência nº6 Não possui exercício preparatório.

Referências Bibliográficas

RODEN, S. & CARPENTER, G. L. Electronic Design: From Concept to Reality, Discovery Press, 1977.

SEDRA, S. & SMITH, K.C Microelectronic Circuits. Oxford University Press, 1998.

MILLMAN. A. & GRABEL. Microelectronics. McGraw Hill, 1987.

BAR-LEV, A. Semiconductor and Electronics. Prentice Hall, 1993.

ANTOGNETTI, G. M. Semiconductor Devices Modelling with Spice. McGraw-Hill, 1988

HOROWITZ, P & HILL, W. The Art of Electronics. Cambrige University Press, 1990.